Atualmente, milhões de pessoas dependem dos cartões de crédito, talvez para grandes compras que não podemos pagar à vista, ou apenas para administrar nosso dinheiro e sobreviver a cada mês. Na grande maioria dos casos, as coisas funcionam bem e não encontramos problemas.
Desse modo, os bancos buscam sempre desenvolver ferramentas para auxiliar na detecção das diversas fraudes. Logo, a emissora do cartão de crédito monitora todas as transações do seu Cartão Neon.
Com isso, é necessário que os consumidores saibam os cuidados com seu cartão de crédito.
Cuidados com seu cartão de crédito
Se você perder seu cartão de crédito ou roubá-lo, ligue para o emissor do cartão o mais rápido possível para que possa ser “bloqueado”, ou seja, não serão permitidas mais transações. Do contrário, o cartão pode ser usado de forma fraudulenta.
Os bancos desenvolveram ferramentas extremamente sofisticadas para detectar fraudes. Assim, a emissora do cartão de crédito monitora todas as transações do seu PicPay Card.
Phishing
Uma das principais táticas dos fraudadores é entrar em contato com você por e-mail, telefone ou correio, fingindo ser seu banco ou sociedade civil, e pedir que revele informações de segurança, como sua senha. Isso é conhecido como 'phishing'.
Seu banco nunca fará isso, nem a polícia ou qualquer outra organização legítima, portanto, nunca forneça sua senha a ninguém.
Skimming
Os golpistas estão sempre encontrando novas maneiras de clonar ou copiar seu cartão de crédito e usá-lo de forma fraudulenta. Eles podem usar um dispositivo eletrônico para "roubar" os detalhes do cartão das vítimas, geralmente quando você o está usando em lojas, restaurantes e bares.
Seu banco entrará em contato se detectar alguma transação incomum ou potencialmente fraudulenta e irá cancelar seu cartão após verificar com você se as transações foram suas.
Fraude de identidade
Os criminosos também podem usar seus dados pessoais, como nome, endereço e número de CPF para que possam se passar por você e abrir novas contas de cartão de crédito ou fazer empréstimos em seu nome.
Sempre tome cuidado ao descartar correspondência e documentação - não coloque extratos bancários ou itens semelhantes no lixo sem rasgá-los ou destruí-los primeiro.
Como se proteger contra golpes
Não forneça sua senha, e nem anote, o ideal é que você memorize a senha.
Se o fizer, poderá ser acusado de negligência pelo seu banco ou credor e isso significa que, se for fraude, não poderá receber o seu dinheiro de volta.
Nunca compartilhe sua senha.
Se você for solicitado a fornecer informações pessoais, como sua senha, por telefone, e-mail ou pessoalmente, não as compartilhe. Visto que, uma empresa legítima nunca pedirá que você forneça essas informações.
Seja cauteloso com e-mails solicitando informações pessoais.
Se você receber um e-mail pedindo para verificar os detalhes pessoais ou do cartão, jogue pelo seguro e exclua-o. Nunca clique em um link em um e-mail, pois isso pode dar aos golpistas acesso às informações armazenadas em seu computador.
Utilize o Wi-Fi público de maneira sensata.
Cuidado ao realizar transações financeiras ou fazer login no seu banco on-line em um laptop, tablet ou telefone celular usando uma rede Wi-Fi pública, pois os criminosos podem tentar interceptar seus dados..
Descarte documentos confidenciais de maneira adequada.
Destrua documentos que contenham informações pessoais que possam ser usadas por fraudadores.
Não escolha uma senha fácil.
Tente evitar o uso de aniversários de família como senha, pois os fraudadores podem rastrear essas datas e descobrir ela.
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