Pular para o conteúdo principal

Como manter um cérebro saudável para estudar para concursos?

Manter um cérebro saudável para focar nos seus estudos para concurso é muito importante, porém muitos candidatos não sabem como conseguir tal feito.

Então, a boa notícia é que existem uma série de dicas que contribuem de forma direta para o melhor funcionamento da sua capacidade cerebral.

Dessa forma, você consegue absorver melhor o conhecimento, sendo capaz de se sair bem nas suas provas de concursos e assim se torna mais fácil conquistar a vaga tão desejada.

Mas então, o que fazer? Bom, abaixo você vai conferir algumas recomendações importantes para manter um cérebro saudável para focar nos seus estudos para concurso. Veja!

Movimente seu corpo

Muitos concurseiros na sede de passarem nas suas provas acabam esquecendo-se completamente de movimentar o corpo, ou seja, de exercitar-se.

No entanto, a prática de atividades físicas é muito importante para o cérebro, pois contribui para diminuir o estresse, combater a ansiedade e também a depressão.

A partir dos exercícios físicos você consegue ter uma boa dose de endorfina, conhecida como o “hormônio do bem-estar”.

Então, ao terminar de praticar as suas atividades físicas você tende a se sentir satisfeito e motivado, o que contribui também para os momentos de estudos.

Em razão disso, é interessante que você coloque na sua agenda momentos para se exercitar, nem que seja 30 minutos por dia em uma caminhada.

Ao fazer isso, você mantém seu cérebro mais ativo e é possível melhorar de forma impressionante o seu processo de absorção do conhecimento.

Clique aqui e veja dicas de como se sair bem em provas de múltipla escolha.

cerebro saudavel estudar para concursos


Durma bem

Outra dica importante de como manter um cérebro saudável para focar nos seus estudos para concursos é dormir bem.

Novamente, no desejo árduo de passar em concursos, os candidatos abrem mão de horas e horas de sono.

Contudo, apesar de parecer uma boa ideia, essa prática é totalmente prejudicial, visto que contribui para o aumento do estresse e ansiedade.

Sem contar que não dormir automaticamente deixa o seu cérebro mais cansado, logo conseguir absorver o conhecimento das disciplinas se torna muito complicado.

Então, não encare o sono como uma perda de tempo, mas sim como um investimento, pois dormindo você consegue manter seu cérebro mais saudável.

Aliás, só para se ter uma ideia, a fixação do conteúdo que você estudou durante o dia depende da qualidade do seu descanso.

Sendo assim, não abra mão de uma boa noite de sono, priorize dormir no mínimo 8 horas do dia para amanhecer disposto e pronto para estudar.

Exercite a sua memória para manter um cérebro saudável para focar os seus estudos para concurso

Para melhorar a sua capacidade cerebral e absorver o conhecimento é importante exercitar a sua memória.

Normalmente, para fazer isso, você só precisa realizar tarefas de raciocínios e associações, como é o caso de palavra-cruzadas, por exemplo.

Isso porque, essa atividade ativa várias partes do seu cérebro, estabelecendo conexões fundamentais para o fortalecimento dele.

Dentro desse contexto é válido ainda citar que problemas matemáticos também são interessantes para o cérebro.

Ora, você consegue trabalhar e desenvolver a sua habilidade de concentração, tornando-se mais rápido nas questões e conseguindo assim ter um rendimento melhor nos estudos.

Encontre formas de se desafiar

Uma outra maneira de desafiar o seu cérebro e conseguir aumentar a sua capacidade cerebral é encontrar novas formas de se desafiar.

Para isso, é válido tentar aprender algo novo, como estudar um novo idioma, por exemplo, uma vez que isso é capaz de flexibilizar o seu cérebro.

Logo, se no seu concurso serão cobradas outras disciplinas estrangeiras, com certeza isso por si vai ajudar na capacidade cerebral.

Consuma os alimentos corretos e abasteça o seu cérebro

Uma média de 20% do açúcar e da energia que você ingere vão diretamente para o seu cérebro, fazendo assim com que a função cerebral dependa da quantidade de glicose.

Portanto, se os seus níveis de açúcar não forem bem controlados, sua cabeça pode acabar se tornando um poço de confusão e isso acaba dificultando a aprendizagem.

Sendo assim, você precisa se alimentar corretamente para conseguir manter um cérebro saudável para focar nos seus estudos para concurso.

Para tal, alguns alimentos são indicados, como:

  • Nozes – uma noz por dia é capaz de ajudar o cérebro a acabar com as toxinas;
  • Peixe – tem bastante ômega 3, logo contribui para proteger o cérebro;
  • Folhas escuras – são ricos em vitaminas K, ajudando na melhor memória, então inclua espinafre e couve na sua alimentação;
  • Amendoim – o amendoim é capaz de proteger as células do cérebro;
  • Frutas vermelhas – são capazes de reduzir a oxidação e a inflamação do cérebro, ajudando na saúde dos neurônios e contribuindo para a melhor absorção de conhecimento.

Evite várias tarefas ao mesmo tempo

Para manter um cérebro saudável para focar nos seus estudos para concurso é evitar muitas tarefas ao mesmo tempo.

Quando você decide realizar várias tarefas de forma simultânea, o seu cérebro acaba não se focando em nenhuma delas.

Inclusive, isso é importante ficar ciente até mesmo para os estudos, pois há concurseiros que estudam várias disciplinas de maneira conjunta como uma forma de ter mais conhecimento.

Entretanto, essa prática é prejudicial, visto que contribui para a falta de atenção, gerando assim o esquecimento.

Então, se você quer estudar melhor e manter seu cérebro saudável, evite realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Relaxe para manter um cérebro saudável para focar nos seus estudos para concurso

Estar ligado no “220” de forma intensa e contínua não é positivo, pois você acaba se expondo ao nível de estresse que gera ansiedade e prejudica o seu cérebro.

Desse modo, é crucial ter momentos de descansos e isso não significa propriamente dormir, mas sim relaxar, fazendo algo que gere prazer para você.

Aliás, existe uma técnica de estudar durante cerca de 50 minutos e descansar e relaxar por 10 minutos, ajudando assim o processo de aprendizagem.

Contudo, para não atrapalhar é muito importante que você tenha foco e respeite o prazo determinado.

Conclusão

Agora você já sabe quais medidas adota para conseguir manter um cérebro saudável para focar nos seus estudos, sendo assim só depende de você agora colocar em prática.

artigo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vantagens de aplicar SEO marketing em sua empresa

O SEO marketing na prática é a otimização do conteúdo de uma página, para obter tráfego direcionado para um site a partir das classificações orgânicas de um mecanismo de pesquisa.    As tarefas comuns associadas ao SEO incluem na criação de conteúdo, SEO onpage, construção de autoridade e experiência do usuário.   Em outras palavras: SEO  significa  Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) que tem tudo a ver em melhorar a classificação de um site de forma orgânica (não paga) nos resultados de pesquisa.    Principais benefícios de se investir em SEO marketing digital:   Experiência do usuário   Existe muitas maneiras e da estratégia de SEO levar o usuário a ter uma melhor experiência, como:   Mais cliques;  mais leads;  recall da marca; taxas de conversão mais altas.    Essas experiências são o que os sites de mecanismo de pesquisa procuram, fazendo assim com que a classificação de pesquisa do seu site melhore e a experiência do cliente também.   Isso inclui

Entendendo o universo tecnológico das pessoas com deficiência visual

Muitas pessoas ainda estranham ao perceberem um portador de deficiência visual curtir, comentar e realizar publicações nas redes sociais, ouvirem músicas nas plataformas digitais e trabalhem como influenciadores digitais. Isso é a tecnologia trabalhando em favor da humanidade e contribuindo com a isenção das pessoas na sociedade virtual. Nesta matéria vamos entender um pouco sobre esse universo. Acontece que para a surpresa de muitos, existe uma ferramenta valiosa nos Smartphones chamada TalkBack, capaz de descrever todo o conteúdo exposto na tela do aparelho, tornando a vida virtual do portador de baixa visão ou cego total acessível. Essa ferramenta e outras são indispensáveis, embora necessitem de aprimoramento. É como se os dedos dos usuários fossem os seus olhos, ele vai deslizando a tela do dispositivo enquanto uma voz vai entregando as informações do que está sendo visto, ou melhor, clicado. E com detalhe, por exemplo, em uma foto publicada nas redes sociais, a voz indica qua

O processo antitruste do Google visa a privacidade do Chrome

  'O Google está tentando esconder suas verdadeiras intenções por trás de um pretexto de privacidade', dizem os promotores Vigilantes antitruste estaduais estão visando os planos do Google de eliminar os cookies de rastreamento de terceiros, com base em um grande processo aberto no ano passado. O grupo de 15 procuradores-gerais, liderado pelo Texas, atualizou sua reclamação sobre o Google ontem para incluir um caso mais detalhado contra o gigante das buscas, incluindo novas alegações sobre o uso estratégico do Google do navegador Chrome. Em particular, a nova reclamação tem como objetivo as recentes atualizações de privacidade do Chrome, que poderiam proteger melhor os dados pessoais dos usuários, ao mesmo tempo que consolidam a posição do Google no mercado. Veja também: Lançou o novo Whatsapp GB 2021 Apresentada em dezembro , a queixa do Texas é um dos três processos antitruste em andamento contra o Google. Naquele mesmo mês, o procurador-geral do Colorado liderou um grupo ale