Pular para o conteúdo principal

Saudepress


Empreendedorismo social: porquê precisamos falar disso no enfrentamento
Tema será abordado em palestra gratuita na programação do Espaço Conceito Banco do Brasil RJ;


Especialista em Negócios de Impacto, Sustentabilidade, Educação Executiva, Maria Flávia Bastos aponta como o setor pode contribuir para minimizar as desigualdades socioeconômicas.


Especialista em educação executiva e sustentabilidade, Maria Flávia Bastos comanda a palestra Desafios do Empreendedorismo Social durante a Pandemia, em 31/03, às 17h, com transmissão pelo youtube.com/bancodobrasil. Convidada da programação de março do Espaço Conceito Banco do Brasil RJ, ela aprofundará o tema, mostrando como o setor traz soluções de desenvolvimento sustentável com potencial para superar os desafios deste novo tempo.

Quer se manter atualizado sobre as últimas notícias da Pandemia do novo Coronavírus e notícias de primeira mão sobre saúde e bem estar? Então conheça o site SaudepressVocê encontra tudo sobre Medicina alternativa , AlimentaçãoCovid19 e muito mais.

Segundo a especialista, empreendedorismo social equivale à capacidade de uma empresa ter, simultaneamente, “uma alma social em um corpo de negócio”. Essa área se consolidou no que já foi chamado de “setor dois e meio”, pois não se enquadrava no primeiro setor (âmbito privado) e nem no terceiro setor (instituições como as ONGs, por exemplo).

Não chegam a ser ONGs, que, em princípio, eram as protagonistas na lógica do trabalho social, mas também não são empresas estritamente privadas, que trabalham nos moldes hierárquicos e com dividendos, num ramo mais tradicional e conservador do mercado”, pontua.

No Brasil, os campos em que o empreendedorismo social se faz mais presente são a educação, meio ambiente, saúde e acessibilidade. Maria Flávia indica que essa é uma nova economia a ser exercida globalmente e em rede: “É preciso que se mude a maneira de pensar, de agir, de se afetar com o mundo em que vivemos.

Então, uma nova economia (e uma nova sociedade) terá que acreditar nas conexões de maneira cooperativa, no respeito às comunidades e ao planeta”.


O perfil desses empreendedores é pautado na inovação com criatividade, persistência, ousadia e dinamismo. Assim é preciso aliar o novo com a mudança, desenvolvimento social e sustentabilidade, o que Flávia Bastos chama de “negócio com causa”. Segundo ela essa prática tem transformado a vida de muitas comunidades mundo afora.
Se o cenário econômico anterior do país já indicava a necessidade de um ramo voltado para o desenvolvimento sustentável, a crise financeira decorrente da pandemia agravou a situação.

Para além dessa perversa distribuição de renda, somam-se problemas de educação, infraestrutura – há comunidades que ainda vivem sem saneamento básico – saúde e habitação.

Crise agravou desafios na área
Tornar o ideal em realidade no contexto de crise socioeconômica não é fácil. Uma pesquisa realizada pela Pipe.social (instituto brasileiro de estudos de negócios de impacto socioambiental) aponta que a gestão financeira dos negócios continua sendo o maior desafio para os empresários.
Dos 60 empreendedores ouvidos pelo levantamento, 63,5% apontam a “Venda do produto ou serviço para o cliente” como o principal obstáculo, seguido de “Continuidade de produção do produto” (30,9%), “Recebimento do pagamento de clientes (29,1%), pagamento de funcionários e colaboradores (23,6%) e pagamento de fornecedores (12,7%)”, respectivamente.
Para driblar o cenário, 50% desses profissionais reduziu contas não essenciais, 33,3% cancelou ou mudou os planos de expansão e 26% criou formas de monetização dos seus produtos e serviços.


Sinopse da palestra 
Desafios do Empreendedorismo Social durante a Pandemia
Desigualdade, doenças emocionais, desmatamento.
Nesta palestra, Maria Flávia Bastos discutirá a importância de uma economia baseada no afeto, tendo o afeto os sentidos da afeição e do afetar-se com os tantos problemas que temos a resolver.

Serviço
Data: 31/03 (quarta-feira)
Horário: às 17h
Acesso: youtube.com/bancodobrasil
Ingressos: gratuito
Site oficial do Espaço Conceito: bb.com.br/espacoconceito
Informações para a imprensa: contato@agenciagalo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é uma gráfica online e quais suas vantagens?

Contar com uma gráfica online é uma excelente opção para solucionar materiais impressos de maneira ágil, simples e de altíssima qualidade, afinal, todo o processo acontece de maneira virtual e com acompanhamento pelo cliente. Continue lendo para entender mais sobre o que é, como funciona e quais as suas vantagens! Gráfica online: como funciona? Usar a internet como meio para compra e venda é uma realidade que vêm se fortalecendo com o passar dos anos, já que com os avanços da tecnologia se tornou possível oferecer serviços, produtos e atendimento virtualmente, facilitando o acesso e acelerando o processo para o consumidor. A gráfica online oferece, através de plataformas virtuais, a possibilidade de apresentar e vender seus produtos online, com atendimento e suporte de excelente qualidade para que o cliente possa orçar, solicitar, avaliar e aprovar materiais antes de finalizar o pedido, assim garantindo cada detalhe. Além de facilitar o acesso, as gráficas online costumam atender clie

Vantagens de aplicar SEO marketing em sua empresa

O SEO marketing na prática é a otimização do conteúdo de uma página, para obter tráfego direcionado para um site a partir das classificações orgânicas de um mecanismo de pesquisa.    As tarefas comuns associadas ao SEO incluem na criação de conteúdo, SEO onpage, construção de autoridade e experiência do usuário.   Em outras palavras: SEO  significa  Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) que tem tudo a ver em melhorar a classificação de um site de forma orgânica (não paga) nos resultados de pesquisa.    Principais benefícios de se investir em SEO marketing digital:   Experiência do usuário   Existe muitas maneiras e da estratégia de SEO levar o usuário a ter uma melhor experiência, como:   Mais cliques;  mais leads;  recall da marca; taxas de conversão mais altas.    Essas experiências são o que os sites de mecanismo de pesquisa procuram, fazendo assim com que a classificação de pesquisa do seu site melhore e a experiência do cliente também.   Isso inclui

Quais são os cuidados ao fazer cartão de crédito pela Internet?

A modernização e avanço da tecnologia atingiram até mesmo o mercado financeiro. Hoje é possível não apenas realizar transações financeiras online, mas também fazer como fazer cartão de crédito pela internet . Essa é uma possibilidade que se deve, em muito, à multiplicação das fintechs (financeiras digitais), mas não apenas a isso. Os tradicionais bancos também ofertam, hoje, cartões online. Entretanto, é preciso cuidado, eis que isso também abre brechas para golpes. Para ajudar você a dar continuidade à sua vida financeira de modo seguro, sem abrir mão de ter um cartão de crédito e solicitá-lo online, separamos algumas dicas. Com elas, há garantia de sua proteção e bom uso dos seus dados. Fazer cartão de crédito pela internet é uma opção que requer cuidados Existem diversos cartões de crédito cuja solicitação é online que são excelentes. Isso se refere tanto aos de bancos tradicionais quanto aos de fintechs, com contas digitais e ausência de agências bancárias. Contudo, também existem