Pular para o conteúdo principal

Saudepress


Empreendedorismo social: porquê precisamos falar disso no enfrentamento
Tema será abordado em palestra gratuita na programação do Espaço Conceito Banco do Brasil RJ;


Especialista em Negócios de Impacto, Sustentabilidade, Educação Executiva, Maria Flávia Bastos aponta como o setor pode contribuir para minimizar as desigualdades socioeconômicas.


Especialista em educação executiva e sustentabilidade, Maria Flávia Bastos comanda a palestra Desafios do Empreendedorismo Social durante a Pandemia, em 31/03, às 17h, com transmissão pelo youtube.com/bancodobrasil. Convidada da programação de março do Espaço Conceito Banco do Brasil RJ, ela aprofundará o tema, mostrando como o setor traz soluções de desenvolvimento sustentável com potencial para superar os desafios deste novo tempo.

Quer se manter atualizado sobre as últimas notícias da Pandemia do novo Coronavírus e notícias de primeira mão sobre saúde e bem estar? Então conheça o site SaudepressVocê encontra tudo sobre Medicina alternativa , AlimentaçãoCovid19 e muito mais.

Segundo a especialista, empreendedorismo social equivale à capacidade de uma empresa ter, simultaneamente, “uma alma social em um corpo de negócio”. Essa área se consolidou no que já foi chamado de “setor dois e meio”, pois não se enquadrava no primeiro setor (âmbito privado) e nem no terceiro setor (instituições como as ONGs, por exemplo).

Não chegam a ser ONGs, que, em princípio, eram as protagonistas na lógica do trabalho social, mas também não são empresas estritamente privadas, que trabalham nos moldes hierárquicos e com dividendos, num ramo mais tradicional e conservador do mercado”, pontua.

No Brasil, os campos em que o empreendedorismo social se faz mais presente são a educação, meio ambiente, saúde e acessibilidade. Maria Flávia indica que essa é uma nova economia a ser exercida globalmente e em rede: “É preciso que se mude a maneira de pensar, de agir, de se afetar com o mundo em que vivemos.

Então, uma nova economia (e uma nova sociedade) terá que acreditar nas conexões de maneira cooperativa, no respeito às comunidades e ao planeta”.


O perfil desses empreendedores é pautado na inovação com criatividade, persistência, ousadia e dinamismo. Assim é preciso aliar o novo com a mudança, desenvolvimento social e sustentabilidade, o que Flávia Bastos chama de “negócio com causa”. Segundo ela essa prática tem transformado a vida de muitas comunidades mundo afora.
Se o cenário econômico anterior do país já indicava a necessidade de um ramo voltado para o desenvolvimento sustentável, a crise financeira decorrente da pandemia agravou a situação.

Para além dessa perversa distribuição de renda, somam-se problemas de educação, infraestrutura – há comunidades que ainda vivem sem saneamento básico – saúde e habitação.

Crise agravou desafios na área
Tornar o ideal em realidade no contexto de crise socioeconômica não é fácil. Uma pesquisa realizada pela Pipe.social (instituto brasileiro de estudos de negócios de impacto socioambiental) aponta que a gestão financeira dos negócios continua sendo o maior desafio para os empresários.
Dos 60 empreendedores ouvidos pelo levantamento, 63,5% apontam a “Venda do produto ou serviço para o cliente” como o principal obstáculo, seguido de “Continuidade de produção do produto” (30,9%), “Recebimento do pagamento de clientes (29,1%), pagamento de funcionários e colaboradores (23,6%) e pagamento de fornecedores (12,7%)”, respectivamente.
Para driblar o cenário, 50% desses profissionais reduziu contas não essenciais, 33,3% cancelou ou mudou os planos de expansão e 26% criou formas de monetização dos seus produtos e serviços.


Sinopse da palestra 
Desafios do Empreendedorismo Social durante a Pandemia
Desigualdade, doenças emocionais, desmatamento.
Nesta palestra, Maria Flávia Bastos discutirá a importância de uma economia baseada no afeto, tendo o afeto os sentidos da afeição e do afetar-se com os tantos problemas que temos a resolver.

Serviço
Data: 31/03 (quarta-feira)
Horário: às 17h
Acesso: youtube.com/bancodobrasil
Ingressos: gratuito
Site oficial do Espaço Conceito: bb.com.br/espacoconceito
Informações para a imprensa: contato@agenciagalo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de tapetes para usar na decoração – Quais os melhores e mais baratos?

Encontrar os melhores tapetes para decorar a sala, quarto, cozinha, banheiro ou área de lazer, nem sempre é tarefa fácil. Afinal, existem muitos modelos diferentes e que muitas vezes mais geram dúvidas do que outra coisa. Escolher entre tantas alternativas pode ser bem difícil, principalmente se você não tiver algum método ou algum critério para seguir. Então, no artigo de hoje, você vai descobrir e entender um pouco mais o que considerar na hora de comprar um tapete barato, bonito e que combine com a sua decoração . Além disso, vamos entender também quais são os tipos de tapetes mais populares que você pode encontrar por aí. Por isso, continue lendo. Tipos de tapetes para usar na decoração – Quais os melhores e mais baratos? Existem muitos tipos de tapetes que você pode comprar para decorar uma casa. Há modelos feitos só para o quarto, sala, cozinha ou área de lazer. As possibilidades são as mais inúmeras possíveis e por isso é bem interessante que você conheça mais sobre cada um d

Entenda os riscos de comprar seguidores no Instagram

Vamos discorrer neste artigo sobre todas as dúvidas que você pode ter relacionadas a comprar seguidores instagram barato e seus riscos. Para que você compreenda como funciona aqui você encontrará informações sobre os prós e os contras dessa ação. O objetivo deste artigo é informar sobre os riscos, que desde já, adianto, que são extremamentes baixos, sobre comprar seguidores no Instagram, se realizado em sites de confiança, listei também os melhores sites para esta ação ao decorrer do artigo. Você já deve ter pensado na possibilidade de ter muitos seguidores no Instagram aumentando a visibilidade do seu perfil, e já deve ter consciência de que empresas atuantes e ativas na rede muitas vezes fazem de tudo para conseguir aumentar o seu número de seguidores com intuito de obter credibilidade.  Uma das táticas e técnicas bastante utilizadas é a de comprar de seguidor , muitas empresas realizam com frequência e se tornam referência em autoridade em determinados ramos de co