Pular para o conteúdo principal

Saudepress


Empreendedorismo social: porquê precisamos falar disso no enfrentamento
Tema será abordado em palestra gratuita na programação do Espaço Conceito Banco do Brasil RJ;


Especialista em Negócios de Impacto, Sustentabilidade, Educação Executiva, Maria Flávia Bastos aponta como o setor pode contribuir para minimizar as desigualdades socioeconômicas.


Especialista em educação executiva e sustentabilidade, Maria Flávia Bastos comanda a palestra Desafios do Empreendedorismo Social durante a Pandemia, em 31/03, às 17h, com transmissão pelo youtube.com/bancodobrasil. Convidada da programação de março do Espaço Conceito Banco do Brasil RJ, ela aprofundará o tema, mostrando como o setor traz soluções de desenvolvimento sustentável com potencial para superar os desafios deste novo tempo.

Quer se manter atualizado sobre as últimas notícias da Pandemia do novo Coronavírus e notícias de primeira mão sobre saúde e bem estar? Então conheça o site SaudepressVocê encontra tudo sobre Medicina alternativa , AlimentaçãoCovid19 e muito mais.

Segundo a especialista, empreendedorismo social equivale à capacidade de uma empresa ter, simultaneamente, “uma alma social em um corpo de negócio”. Essa área se consolidou no que já foi chamado de “setor dois e meio”, pois não se enquadrava no primeiro setor (âmbito privado) e nem no terceiro setor (instituições como as ONGs, por exemplo).

Não chegam a ser ONGs, que, em princípio, eram as protagonistas na lógica do trabalho social, mas também não são empresas estritamente privadas, que trabalham nos moldes hierárquicos e com dividendos, num ramo mais tradicional e conservador do mercado”, pontua.

No Brasil, os campos em que o empreendedorismo social se faz mais presente são a educação, meio ambiente, saúde e acessibilidade. Maria Flávia indica que essa é uma nova economia a ser exercida globalmente e em rede: “É preciso que se mude a maneira de pensar, de agir, de se afetar com o mundo em que vivemos.

Então, uma nova economia (e uma nova sociedade) terá que acreditar nas conexões de maneira cooperativa, no respeito às comunidades e ao planeta”.


O perfil desses empreendedores é pautado na inovação com criatividade, persistência, ousadia e dinamismo. Assim é preciso aliar o novo com a mudança, desenvolvimento social e sustentabilidade, o que Flávia Bastos chama de “negócio com causa”. Segundo ela essa prática tem transformado a vida de muitas comunidades mundo afora.
Se o cenário econômico anterior do país já indicava a necessidade de um ramo voltado para o desenvolvimento sustentável, a crise financeira decorrente da pandemia agravou a situação.

Para além dessa perversa distribuição de renda, somam-se problemas de educação, infraestrutura – há comunidades que ainda vivem sem saneamento básico – saúde e habitação.

Crise agravou desafios na área
Tornar o ideal em realidade no contexto de crise socioeconômica não é fácil. Uma pesquisa realizada pela Pipe.social (instituto brasileiro de estudos de negócios de impacto socioambiental) aponta que a gestão financeira dos negócios continua sendo o maior desafio para os empresários.
Dos 60 empreendedores ouvidos pelo levantamento, 63,5% apontam a “Venda do produto ou serviço para o cliente” como o principal obstáculo, seguido de “Continuidade de produção do produto” (30,9%), “Recebimento do pagamento de clientes (29,1%), pagamento de funcionários e colaboradores (23,6%) e pagamento de fornecedores (12,7%)”, respectivamente.
Para driblar o cenário, 50% desses profissionais reduziu contas não essenciais, 33,3% cancelou ou mudou os planos de expansão e 26% criou formas de monetização dos seus produtos e serviços.


Sinopse da palestra 
Desafios do Empreendedorismo Social durante a Pandemia
Desigualdade, doenças emocionais, desmatamento.
Nesta palestra, Maria Flávia Bastos discutirá a importância de uma economia baseada no afeto, tendo o afeto os sentidos da afeição e do afetar-se com os tantos problemas que temos a resolver.

Serviço
Data: 31/03 (quarta-feira)
Horário: às 17h
Acesso: youtube.com/bancodobrasil
Ingressos: gratuito
Site oficial do Espaço Conceito: bb.com.br/espacoconceito
Informações para a imprensa: contato@agenciagalo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sonhou com uma cobra mordendo você? O significado espiritual oculto.

Se você sonhou com uma cobra mordendo você, saiba que existe um significado espiritual oculto no seu sonho, pois é através dele que o seu subconsciente conversa com você. As cobras são apenas um dos signos mais notáveis ​​utilizados em mitos antigos e também em histórias supersticiosas. Seu significado foi creditado ao engano, vergonha, sexo, despertar espiritual, reforma e também muito mais. Da mesma forma misteriosa é a definição simbólica de uma picada de serpente, já que existem vários entendimentos sobre a picada de uma serpente ao longo do passado e também na psicologia contemporânea. O que significa sonhar que foi atacado por uma cobra? Sonhar com uma serpente mordendo você é um desejo do subconsciente te alertar. Dependendo do local onde a cobra o ataca, da cor da cobra que está mordendo e também dos sentimentos que você sente ao acordar, seu sonho de mordida de cobra pode ter inúmeras definições. Significado do Sonho da Mordida de Serpente Obter um pouco de uma cobra em seu so

Entendendo o universo tecnológico das pessoas com deficiência visual

Muitas pessoas ainda estranham ao perceberem um portador de deficiência visual curtir, comentar e realizar publicações nas redes sociais, ouvirem músicas nas plataformas digitais e trabalhem como influenciadores digitais. Isso é a tecnologia trabalhando em favor da humanidade e contribuindo com a isenção das pessoas na sociedade virtual. Nesta matéria vamos entender um pouco sobre esse universo. Acontece que para a surpresa de muitos, existe uma ferramenta valiosa nos Smartphones chamada TalkBack, capaz de descrever todo o conteúdo exposto na tela do aparelho, tornando a vida virtual do portador de baixa visão ou cego total acessível. Essa ferramenta e outras são indispensáveis, embora necessitem de aprimoramento. É como se os dedos dos usuários fossem os seus olhos, ele vai deslizando a tela do dispositivo enquanto uma voz vai entregando as informações do que está sendo visto, ou melhor, clicado. E com detalhe, por exemplo, em uma foto publicada nas redes sociais, a voz indica qua

Você está procurando emprego de TI em Juiz de Fora?

Com o clima econômico de hoje, encontrar emprego em Juiz de Fora pode ser difícil, com 16 ou 36 anos, as perspectivas são, infelizmente, sombrias. No entanto, com qualquer coisa na vida, a perseverança é a chave do sucesso. Continue tentando e algo acabará por aparecer. Hoje em dia, existem boas perspectivas de emprego em Juiz de Fora e caem principalmente na forma de trabalho de escritório. Portanto, se você quiser ganhar algum dinheiro decente para pagar o teto sobre sua cabeça e continuar desfrutando dessas pequenas vantagens extras, como comida, roupas e água, considerem aprimorar seu currículo e melhorar suas habilidades. Como em qualquer departamento de trabalho, houve muitos cortes devida a pandemia da COVID-19, mas o mercado de trabalho de TI em Juiz de Fora está começando a mostrar sinais de crescimento. É provável que os empregos de TI continuem a ser uma das áreas mais fortes da cidade para o desenvolvimento de empregos na economia de Juiz de Fora   Procuro seu emprego de TI