Pular para o conteúdo principal

A mudança terminou e a casa nova está cheia de caixas. Por onde começar?

Mulher arrumando caixas da mudança

Que maravilha que é ouvir do pessoal da transportadora aquela palavrinha mágica: “terminamos”.

Mas aí você olha para dentro do seu novo lar e o que você vê? Móveis embalados, caixas e mais caixas, malas... E agora? Por onde começar?

Antes de mais nada, mantenha a calma. Tem muito trabalho pela frente e a última coisa que você precisa é começar a jornada com os nervos à flor da pele. E, a menos que você tenha uma equipe de trabalho, não será possível organizar toda a sua mudança em poucas horas. Principalmente porque a sua rotina de trabalho e/ou estudo continua... Portanto, considere a hipótese de trabalhar nisso de 7 a 10 dias.

Eu sou Ester Mendes, Personal Organizer. Escrevi esse texto para te oferecer algumas dicas fundamentais para deixar esse momento pós-mudança mais leve.

Antes de trabalhar com as caixas, lembre-se que os banheiros são de uso essencial e devem estar preparados para o uso básico, abastecidos com toalhas, itens de higiene pessoal e cesto de lixo. Os pets também merecem atenção logo. Então abasteça os potes de água fresca, ração e deixe as caminhas e casinhas disponíveis para que eles possam se acomodar.

Em outro artigo, te expliquei como embalar os objetos e acomodá-los nas caixas. Quando falei sobre fechamento e identificação das caixas, te ensinei a colocar etiquetas com a categoria dos objetos (ex. sapatos), a quem pertence a caixa (ex. Ana) e cômodo onde ela deve ficar na casa nova (ex. suíte). Bom, se você fez isso e cumpriu esse planejamento, já ganhou muito tempo. 

Agora, você precisa deixar áreas livres para circulação e escolher um local em cada cômodo para trabalhar com essa transição dos objetos das caixas para os armários. Nessa área de transição, você precisa ter produtos de limpeza, sacos para lixo e se possível, um banquinho. 

Programe a organização dos armários antes de colocar qualquer coisa neles. Primeiro, determine quais áreas serão usadas para guardar cada categoria de objeto/ roupa. Para isso, você precisa saber exatamente quanto espaço vai precisar para organizar tudo. Gaste tempo na avaliação, para não perder tempo desmanchando o que não deu certo.

Dê preferência por começar pelas caixas grandes, pois isso vai liberar espaço rapidamente. Tenha certeza de que os armários e gavetas já estão limpos. Se precisarem de limpeza, faça isso antes de começar a abrir as caixas. 

De todos os cômodos da casa, a cozinha é a que costuma ter mais caixas que necessitam ser abertas logo, tanto pelo fato de conterem coisas de uso frequente, quanto pelo fato de que precisamos lavar e secar tudo o que há dentro das caixas antes de colocar nos armários. Uma estratégia bacana é aprontar primeiro um jogo completo para a refeição de todos os integrantes da família. A geladeira precisa permanecer desligada por duas horas. Enquanto isso, higienize e organize itens de uso frequente, incluindo eletrodomésticos pequenos e alimentos não perecíveis.

Se você ou alguém da família trabalha de casa, o terceiro ambiente a ser organizado deve ser o home office. Novamente, dê preferência por esvaziar as caixas grandes e liberar espaço. Em seguida, desembale e organize os objetos de uso frequente (esse critério vale para a casa toda). Preocupe-se em deixar a mesa de trabalho pronta para uso o mais rápido possível e garantir que nenhuma caixa atrapalhe o uso dos equipamentos ou a circulação no ambiente.

Lembra daquela mala para três dias, que recomendei que você fizesse? Então. Agora é hora de desfazê-la. Coloque os itens nos locais certos dos armários, de acordo com o planejamento que você fez. Depois, siga o critério de uso frequente. Repita esse mesmo processo para todos os quartos da casa e também para o closet. 

Separe travesseiros e roupas de cama que serão usados na primeira noite e deixe um jogo reserva para cada cama em local de fácil acesso. Faça as dobras das roupas corretamente, organize as gavetas e prateleiras. Não desperdice tempo jogando tudo de qualquer jeito para depois precisar refazer o trabalho. Além de um armário bagunçado, você vai ganhar um monte de roupas amarrotadas. Se está sem tempo, o melhor a fazer é deixar as caixas em um canto e organizar tudo outro dia.

Roupas que foram transportadas em araras ou caixas-cabideiro, protegidas por capas, podem ficar por último na organização, já que ali elas não serão amarrotadas e nem danificadas. Roupas fora da estação também podem esperar para ganhar seu lugar no armário.

Monte um cronograma para finalizar a organização da sua casa nova, considerando o tempo que você terá disponível ao longo da semana. Coloque um prazo para finalizar cada cômodo por ordem de uso e mantenha a regra de deixar áreas livres para circulação, evitando obstrução de corredores, portas e o acesso aos armários.

Não permita que a organização da casa nova atrapalhe a rotina dos moradores. Sem dúvida, todos precisarão se adaptar por alguns dias, mas não podem existir barreiras às atividades de estudo, trabalho, refeição e descanso. Por isso, dê bastante atenção à etapa de preparação da mudança e capriche na embalagem. Se tudo for bem separado e etiquetado na casa antiga, será muito mais fácil organizar a casa nova. 

Uma última dica: se for possível, leve objetos e roupas de pouco uso antes do dia da mudança. Se você conseguir organizá-los nos armários com antecedência, reduzirá a quantidade de caixas e o número de horas de trabalho quando já estiver na casa nova.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a planejar melhor sua mudança! Se quiser ver mais algumas dicas, me siga no Instagram @espacoeideias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é uma gráfica online e quais suas vantagens?

Contar com uma gráfica online é uma excelente opção para solucionar materiais impressos de maneira ágil, simples e de altíssima qualidade, afinal, todo o processo acontece de maneira virtual e com acompanhamento pelo cliente. Continue lendo para entender mais sobre o que é, como funciona e quais as suas vantagens! Gráfica online: como funciona? Usar a internet como meio para compra e venda é uma realidade que vêm se fortalecendo com o passar dos anos, já que com os avanços da tecnologia se tornou possível oferecer serviços, produtos e atendimento virtualmente, facilitando o acesso e acelerando o processo para o consumidor. A gráfica online oferece, através de plataformas virtuais, a possibilidade de apresentar e vender seus produtos online, com atendimento e suporte de excelente qualidade para que o cliente possa orçar, solicitar, avaliar e aprovar materiais antes de finalizar o pedido, assim garantindo cada detalhe. Além de facilitar o acesso, as gráficas online costumam atender clie

Saudepress

Empreendedorismo social: porquê precisamos falar disso no enfrentamento .  Tema será abordado em palestra gratuita na programação do  Espaço Conceito Banco do Brasil RJ; Especialista em Negócios de Impacto, Sustentabilidade, Educação Executiva, Maria Flávia Bastos aponta como o setor pode contribuir para minimizar as desigualdades socioeconômicas. Especialista em educação executiva e  sustentabilidade, Maria Flávia Bastos comanda a palestra  Desafios do Empreendedorismo Social durante a Pandemia , em 31/03, às 17h, com transmissão pelo youtube.com/bancodobrasil. Convidada da programação de março do Espaço Conceito Banco do Brasil RJ, ela aprofundará o tema, mostrando como o setor traz soluções de desenvolvimento sustentável com potencial para superar os desafios deste novo tempo. Quer se manter atualizado sobre as últimas notícias da Pandemia do novo Coronavírus e notícias de primeira mão sobre saúde e bem estar? Então conheça o site  Saudepress .  Você encontra tudo sobre   Medicina a

O processo antitruste do Google visa a privacidade do Chrome

  'O Google está tentando esconder suas verdadeiras intenções por trás de um pretexto de privacidade', dizem os promotores Vigilantes antitruste estaduais estão visando os planos do Google de eliminar os cookies de rastreamento de terceiros, com base em um grande processo aberto no ano passado. O grupo de 15 procuradores-gerais, liderado pelo Texas, atualizou sua reclamação sobre o Google ontem para incluir um caso mais detalhado contra o gigante das buscas, incluindo novas alegações sobre o uso estratégico do Google do navegador Chrome. Em particular, a nova reclamação tem como objetivo as recentes atualizações de privacidade do Chrome, que poderiam proteger melhor os dados pessoais dos usuários, ao mesmo tempo que consolidam a posição do Google no mercado. Veja também: Lançou o novo Whatsapp GB 2021 Apresentada em dezembro , a queixa do Texas é um dos três processos antitruste em andamento contra o Google. Naquele mesmo mês, o procurador-geral do Colorado liderou um grupo ale