Pular para o conteúdo principal

A mudança terminou e a casa nova está cheia de caixas. Por onde começar?

Mulher arrumando caixas da mudança

Que maravilha que é ouvir do pessoal da transportadora aquela palavrinha mágica: “terminamos”.

Mas aí você olha para dentro do seu novo lar e o que você vê? Móveis embalados, caixas e mais caixas, malas... E agora? Por onde começar?

Antes de mais nada, mantenha a calma. Tem muito trabalho pela frente e a última coisa que você precisa é começar a jornada com os nervos à flor da pele. E, a menos que você tenha uma equipe de trabalho, não será possível organizar toda a sua mudança em poucas horas. Principalmente porque a sua rotina de trabalho e/ou estudo continua... Portanto, considere a hipótese de trabalhar nisso de 7 a 10 dias.

Eu sou Ester Mendes, Personal Organizer. Escrevi esse texto para te oferecer algumas dicas fundamentais para deixar esse momento pós-mudança mais leve.

Antes de trabalhar com as caixas, lembre-se que os banheiros são de uso essencial e devem estar preparados para o uso básico, abastecidos com toalhas, itens de higiene pessoal e cesto de lixo. Os pets também merecem atenção logo. Então abasteça os potes de água fresca, ração e deixe as caminhas e casinhas disponíveis para que eles possam se acomodar.

Em outro artigo, te expliquei como embalar os objetos e acomodá-los nas caixas. Quando falei sobre fechamento e identificação das caixas, te ensinei a colocar etiquetas com a categoria dos objetos (ex. sapatos), a quem pertence a caixa (ex. Ana) e cômodo onde ela deve ficar na casa nova (ex. suíte). Bom, se você fez isso e cumpriu esse planejamento, já ganhou muito tempo. 

Agora, você precisa deixar áreas livres para circulação e escolher um local em cada cômodo para trabalhar com essa transição dos objetos das caixas para os armários. Nessa área de transição, você precisa ter produtos de limpeza, sacos para lixo e se possível, um banquinho. 

Programe a organização dos armários antes de colocar qualquer coisa neles. Primeiro, determine quais áreas serão usadas para guardar cada categoria de objeto/ roupa. Para isso, você precisa saber exatamente quanto espaço vai precisar para organizar tudo. Gaste tempo na avaliação, para não perder tempo desmanchando o que não deu certo.

Dê preferência por começar pelas caixas grandes, pois isso vai liberar espaço rapidamente. Tenha certeza de que os armários e gavetas já estão limpos. Se precisarem de limpeza, faça isso antes de começar a abrir as caixas. 

De todos os cômodos da casa, a cozinha é a que costuma ter mais caixas que necessitam ser abertas logo, tanto pelo fato de conterem coisas de uso frequente, quanto pelo fato de que precisamos lavar e secar tudo o que há dentro das caixas antes de colocar nos armários. Uma estratégia bacana é aprontar primeiro um jogo completo para a refeição de todos os integrantes da família. A geladeira precisa permanecer desligada por duas horas. Enquanto isso, higienize e organize itens de uso frequente, incluindo eletrodomésticos pequenos e alimentos não perecíveis.

Se você ou alguém da família trabalha de casa, o terceiro ambiente a ser organizado deve ser o home office. Novamente, dê preferência por esvaziar as caixas grandes e liberar espaço. Em seguida, desembale e organize os objetos de uso frequente (esse critério vale para a casa toda). Preocupe-se em deixar a mesa de trabalho pronta para uso o mais rápido possível e garantir que nenhuma caixa atrapalhe o uso dos equipamentos ou a circulação no ambiente.

Lembra daquela mala para três dias, que recomendei que você fizesse? Então. Agora é hora de desfazê-la. Coloque os itens nos locais certos dos armários, de acordo com o planejamento que você fez. Depois, siga o critério de uso frequente. Repita esse mesmo processo para todos os quartos da casa e também para o closet. 

Separe travesseiros e roupas de cama que serão usados na primeira noite e deixe um jogo reserva para cada cama em local de fácil acesso. Faça as dobras das roupas corretamente, organize as gavetas e prateleiras. Não desperdice tempo jogando tudo de qualquer jeito para depois precisar refazer o trabalho. Além de um armário bagunçado, você vai ganhar um monte de roupas amarrotadas. Se está sem tempo, o melhor a fazer é deixar as caixas em um canto e organizar tudo outro dia.

Roupas que foram transportadas em araras ou caixas-cabideiro, protegidas por capas, podem ficar por último na organização, já que ali elas não serão amarrotadas e nem danificadas. Roupas fora da estação também podem esperar para ganhar seu lugar no armário.

Monte um cronograma para finalizar a organização da sua casa nova, considerando o tempo que você terá disponível ao longo da semana. Coloque um prazo para finalizar cada cômodo por ordem de uso e mantenha a regra de deixar áreas livres para circulação, evitando obstrução de corredores, portas e o acesso aos armários.

Não permita que a organização da casa nova atrapalhe a rotina dos moradores. Sem dúvida, todos precisarão se adaptar por alguns dias, mas não podem existir barreiras às atividades de estudo, trabalho, refeição e descanso. Por isso, dê bastante atenção à etapa de preparação da mudança e capriche na embalagem. Se tudo for bem separado e etiquetado na casa antiga, será muito mais fácil organizar a casa nova. 

Uma última dica: se for possível, leve objetos e roupas de pouco uso antes do dia da mudança. Se você conseguir organizá-los nos armários com antecedência, reduzirá a quantidade de caixas e o número de horas de trabalho quando já estiver na casa nova.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a planejar melhor sua mudança! Se quiser ver mais algumas dicas, me siga no Instagram @espacoeideias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o universo tecnológico das pessoas com deficiência visual

Muitas pessoas ainda estranham ao perceberem um portador de deficiência visual curtir, comentar e realizar publicações nas redes sociais, ouvirem músicas nas plataformas digitais e trabalhem como influenciadores digitais. Isso é a tecnologia trabalhando em favor da humanidade e contribuindo com a isenção das pessoas na sociedade virtual. Nesta matéria vamos entender um pouco sobre esse universo. Acontece que para a surpresa de muitos, existe uma ferramenta valiosa nos Smartphones chamada TalkBack, capaz de descrever todo o conteúdo exposto na tela do aparelho, tornando a vida virtual do portador de baixa visão ou cego total acessível. Essa ferramenta e outras são indispensáveis, embora necessitem de aprimoramento. É como se os dedos dos usuários fossem os seus olhos, ele vai deslizando a tela do dispositivo enquanto uma voz vai entregando as informações do que está sendo visto, ou melhor, clicado. E com detalhe, por exemplo, em uma foto publicada nas redes sociais, a voz indica qua

Como o e-mail marketing pode ajudar sua empresa a conquistar mais clientes

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam alcançar e se comunicar com seus clientes de forma eficaz. Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing não está morto e continua sendo uma das estratégias de marketing digital mais eficazes. Uma das principais vantagens do e-mail marketing é a capacidade de alcançar uma audiência direcionada, ou seja, enviar mensagens para pessoas que já mostraram interesse em seus produtos ou serviços. Isso é possível por meio da lista de e-mail da empresa, que é uma coleção de endereços de e-mail de pessoas que se inscreveram para receber informações ou ofertas da empresa. A lista de e-mail de empresas é um ativo valioso e pode ajudar sua empresa a conquistar mais clientes de várias maneiras. Aqui estão alguns benefícios: Alcance direcionado Com uma lista de e-mail de empresas, você pode enviar mensagens para pessoas que já estão interessadas em seus produtos ou serviços. Isso significa que sua mensagem tem mais chances

Windows vs Linux: Qual é o melhor sistema operacional?

  Windows e Linux são dois sistemas operacionais amplamente utilizados em computadores. Enquanto o Windows é o sistema operacional proprietário da Microsoft, o Linux é um sistema operacional de código aberto, o que significa que seu código-fonte está disponível para qualquer pessoa que queira modificá-lo ou adaptá-lo às suas necessidades. Uma das principais diferenças entre os sistemas operacionais é a forma como eles são licenciados. O Windows é um sistema operacional proprietário e é necessário pagar uma taxa para usá-lo, enquanto o Linux é gratuito e de código aberto. Além disso, o Linux é conhecido por ser altamente personalizável e oferece uma variedade de opções de interface do usuário, enquanto o Windows tem uma interface mais padronizada e limitada em termos de personalização. Embora ambos os sistemas operacionais tenham suas vantagens e desvantagens, a escolha entre o Windows e o Linux depende das necessidades e preferências do usuário. Aqueles que desejam um sistema opera