Pular para o conteúdo principal

O que é Óleo Essencial e para que serve?


Você sabe o que é ou mesmo já ouviu falar de óleos essenciais? Este é um tipo de óleo natural, orgânico e vegano que ajuda o corpo e a mente em muitas situações e tratamentos do dia-a-dia. Ele está cada vez mais em alta e talvez você o veja ser vendido em farmácias ou lojas de produtos naturais em volumes cada vez maiores, pois seus benefícios estão sendo percebidos de maneira cada vez maior.

Antes de prosseguirmos com o artigo, é bem importante dizer que o óleo essencial não é um medicamento. De maneira nenhuma você pode considerá-lo um medicamento ou mesmo substituir seu tratamento medicamentoso pelos óleos essenciais, ok? 

A partir disso, podemos entender melhor como ele funciona, para que serve, como usá-lo corretamente e quais são os principais. Continue a leitura.

Óleo essencial - O que é e para que serve?

Os óleos essenciais são feitos de maneira natural, orgânica e vegana. É um tipo de líquido que é formado a partir da extração de algumas folhas, plantas e raízes. São muitas as plantas e ervas que podem ser usadas para criar os óleos essenciais, visto que sua extração pode ser de maneiras bem diferentes, se adaptando a cada erva.

De maneira resumida, podemos entender a extração da seguinte maneira: as plantas são colocadas em situações de calor extremo, onde o vapor gerado pelo calor, carrega a essência das plantas até um condensador. É como se a essência da planta fosse arrastada pelo vapor até um frasco, onde o produto fica extremamente concentrado e pode ser usado para vários fins.

Por mais que não podemos considerar os óleos essenciais como medicamentos, eles são muito eficazes contra vários tipos de problemas no corpo e na mente. É como se fosse um tratamento alternativo e natural (na verdade é), através de cheiros e aromas. 

Os óleos essenciais servem para tratar dores de cabeça, cansaços, dores musculares, nas articulações, feridas na pele, dermatites, alergias, oleosidade na pele, oleosidade no cabelo, gera mais energia e confiança, melhora a autoestima e a produtividade, entre outras coisas.

Só que simplesmente afirmar isso de todos os óleos essenciais é um equívoco, pois cada um deles vai oferecer um tipo de terapia diferente e ideal para determinadas situações da vida e do corpo. Então, é fundamental que você conte com a ajuda de um profissional de aromaterapia (entendermos o que é isso a seguir) para aplicar e definir quais são os melhores óleos para você.

Continue a leitura e se aprofunde um pouco mais no assunto.

Quais óleos essenciais existem e quais são os melhores?

Existem muitos, muitos e muitos tipos de óleos essenciais. E não estamos exagerando: são muitos mesmo! Afinal, óleos essenciais podem ser feitos a partir da extração das essências de qualquer planta, galho, flor ou folha. E, como você sabe, a nossa natureza é repleta de alternativas. O que faz com que possamos ter muitas opções de óleos em nossa prateleira do banheiro ou quarto.

Nós separamos alguns dos mais comuns e que são mais encontrados em lojas de produtos naturais. Veja a lista abaixo:

  • Alecrim
  • Bergamota
  • Lavanda
  • Eucalipto
  • Citronela
  • Cravo folhas
  • Lavandin
  • Cedro da virgínia
  • Lemongrass
  • Anis estrelado
  • Limão tahiti
  • Laranja doce
  • Tangerina
  • Limão siciliano
  • Copaíba
  • Grapefruit
  • Gerânio
  • Patchouli
  • Melaleuca (tea tree)
  • Laranja sanguínea
  • Palmarosa
  • Sândalo
  • Capim limão

Conforme entendemos anteriormente, estas não são todas as opções existentes. Mas são algumas boas opções para começar a entender mais sobre este produto e como ele pode ajudar o seu corpo e a sua vida de várias formas.

Pesquise, leia, se aprofunde e seja um amplo conhecedor de óleos essenciais. Não queira ter apenas um conhecimento geral sobre todos. Seja especialista e busque afunilar bastante o seu estudo sobre cada uma das alternativas da lista. Assim, você começará com o pé direito no entendimento destes produtos incríveis.

Continue lendo para entender como usar corretamente os óleos essenciais.

Como usar óleo essencial corretamente

O primeiro passo para você começar a usar óleos essenciais, é entender sobre o óleo que vai usar. Você precisa ter um conhecimento amplo sobre seus benefícios e malefícios. Afinal, trata-se de um produto altamente concentrado que é capaz de fazer o seu corpo reagir de muitas formas diferentes.

O segundo passo é justamente tomar cuidado com a questão da concentração do produto. Ele vem em um frasquinho de 10ml e isto pode parecer pouco, mas é realmente muito. Jamais use o óleo essencial diretamente na pele ou em formas de ingestão. Você pode passar mal e contrair vários problemas por causa disso.

A maneira mais correta de utilizar óleos essenciais é através de um produto veículo. Este produto veículo pode ser um óleo vegetal ou algum outro produto cosmético, como shampoos. Em resumo, você precisa de um produto para usar o óleo essencial, de modo que ele se misture e se crie, a partir dali, uma mistura natural e orgânica.

Outra forma de usar os óleos essenciais, é através de aromatizadores ou difusores de aromas no ambiente. Neste caso, usar uma gotinha de OE (óleo essencial) por metro quadrado é mais do que suficiente para colher os bons resultados que os aromas deste produto podem trazer.

Dica: o óleo essencial de lavanda é fantástico para ter melhores noites de sono. O cheiro da lavanda faz o ambiente ficar mais calmo, sereno e tranquilo. E o seu sono terá mais qualidade do ponto de vista ambiental. 

O que é aromaterapia e o que isso tem a ver com óleos essenciais?

Aromaterapia nada mais é do que a terapia por aromas, bem como o nome sugere. Ou seja, é um tipo de terapia que é feita a partir da aromatização do ambiente, de forma que você possa colher os resultados do tratamento simplesmente a partir dos cheiros.

É claro que este processo não acontece no curto prazo e você precisa de um acompanhamento profissional. Simplesmente sair cheirando óleos essenciais não vai ajudar da maneira como você gostaria. Mas fazer isso de forma planejada, pensada e combinando aromas, certamente vai fazer bem para seu corpo e mente.

Procure um profissional de aromaterapia e saiba mais sobre o assunto. Inclusive, recomendamos que você sempre busque este profissional para manusear óleos essenciais, de modo que você os OEs corretamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o universo tecnológico das pessoas com deficiência visual

Muitas pessoas ainda estranham ao perceberem um portador de deficiência visual curtir, comentar e realizar publicações nas redes sociais, ouvirem músicas nas plataformas digitais e trabalhem como influenciadores digitais. Isso é a tecnologia trabalhando em favor da humanidade e contribuindo com a isenção das pessoas na sociedade virtual. Nesta matéria vamos entender um pouco sobre esse universo. Acontece que para a surpresa de muitos, existe uma ferramenta valiosa nos Smartphones chamada TalkBack, capaz de descrever todo o conteúdo exposto na tela do aparelho, tornando a vida virtual do portador de baixa visão ou cego total acessível. Essa ferramenta e outras são indispensáveis, embora necessitem de aprimoramento. É como se os dedos dos usuários fossem os seus olhos, ele vai deslizando a tela do dispositivo enquanto uma voz vai entregando as informações do que está sendo visto, ou melhor, clicado. E com detalhe, por exemplo, em uma foto publicada nas redes sociais, a voz indica qua

Como o e-mail marketing pode ajudar sua empresa a conquistar mais clientes

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam alcançar e se comunicar com seus clientes de forma eficaz. Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail marketing não está morto e continua sendo uma das estratégias de marketing digital mais eficazes. Uma das principais vantagens do e-mail marketing é a capacidade de alcançar uma audiência direcionada, ou seja, enviar mensagens para pessoas que já mostraram interesse em seus produtos ou serviços. Isso é possível por meio da lista de e-mail da empresa, que é uma coleção de endereços de e-mail de pessoas que se inscreveram para receber informações ou ofertas da empresa. A lista de e-mail de empresas é um ativo valioso e pode ajudar sua empresa a conquistar mais clientes de várias maneiras. Aqui estão alguns benefícios: Alcance direcionado Com uma lista de e-mail de empresas, você pode enviar mensagens para pessoas que já estão interessadas em seus produtos ou serviços. Isso significa que sua mensagem tem mais chances

Windows vs Linux: Qual é o melhor sistema operacional?

  Windows e Linux são dois sistemas operacionais amplamente utilizados em computadores. Enquanto o Windows é o sistema operacional proprietário da Microsoft, o Linux é um sistema operacional de código aberto, o que significa que seu código-fonte está disponível para qualquer pessoa que queira modificá-lo ou adaptá-lo às suas necessidades. Uma das principais diferenças entre os sistemas operacionais é a forma como eles são licenciados. O Windows é um sistema operacional proprietário e é necessário pagar uma taxa para usá-lo, enquanto o Linux é gratuito e de código aberto. Além disso, o Linux é conhecido por ser altamente personalizável e oferece uma variedade de opções de interface do usuário, enquanto o Windows tem uma interface mais padronizada e limitada em termos de personalização. Embora ambos os sistemas operacionais tenham suas vantagens e desvantagens, a escolha entre o Windows e o Linux depende das necessidades e preferências do usuário. Aqueles que desejam um sistema opera