Pular para o conteúdo principal

O que é Óleo Essencial e para que serve?


Você sabe o que é ou mesmo já ouviu falar de óleos essenciais? Este é um tipo de óleo natural, orgânico e vegano que ajuda o corpo e a mente em muitas situações e tratamentos do dia-a-dia. Ele está cada vez mais em alta e talvez você o veja ser vendido em farmácias ou lojas de produtos naturais em volumes cada vez maiores, pois seus benefícios estão sendo percebidos de maneira cada vez maior.

Antes de prosseguirmos com o artigo, é bem importante dizer que o óleo essencial não é um medicamento. De maneira nenhuma você pode considerá-lo um medicamento ou mesmo substituir seu tratamento medicamentoso pelos óleos essenciais, ok? 

A partir disso, podemos entender melhor como ele funciona, para que serve, como usá-lo corretamente e quais são os principais. Continue a leitura.

Óleo essencial - O que é e para que serve?

Os óleos essenciais são feitos de maneira natural, orgânica e vegana. É um tipo de líquido que é formado a partir da extração de algumas folhas, plantas e raízes. São muitas as plantas e ervas que podem ser usadas para criar os óleos essenciais, visto que sua extração pode ser de maneiras bem diferentes, se adaptando a cada erva.

De maneira resumida, podemos entender a extração da seguinte maneira: as plantas são colocadas em situações de calor extremo, onde o vapor gerado pelo calor, carrega a essência das plantas até um condensador. É como se a essência da planta fosse arrastada pelo vapor até um frasco, onde o produto fica extremamente concentrado e pode ser usado para vários fins.

Por mais que não podemos considerar os óleos essenciais como medicamentos, eles são muito eficazes contra vários tipos de problemas no corpo e na mente. É como se fosse um tratamento alternativo e natural (na verdade é), através de cheiros e aromas. 

Os óleos essenciais servem para tratar dores de cabeça, cansaços, dores musculares, nas articulações, feridas na pele, dermatites, alergias, oleosidade na pele, oleosidade no cabelo, gera mais energia e confiança, melhora a autoestima e a produtividade, entre outras coisas.

Só que simplesmente afirmar isso de todos os óleos essenciais é um equívoco, pois cada um deles vai oferecer um tipo de terapia diferente e ideal para determinadas situações da vida e do corpo. Então, é fundamental que você conte com a ajuda de um profissional de aromaterapia (entendermos o que é isso a seguir) para aplicar e definir quais são os melhores óleos para você.

Continue a leitura e se aprofunde um pouco mais no assunto.

Quais óleos essenciais existem e quais são os melhores?

Existem muitos, muitos e muitos tipos de óleos essenciais. E não estamos exagerando: são muitos mesmo! Afinal, óleos essenciais podem ser feitos a partir da extração das essências de qualquer planta, galho, flor ou folha. E, como você sabe, a nossa natureza é repleta de alternativas. O que faz com que possamos ter muitas opções de óleos em nossa prateleira do banheiro ou quarto.

Nós separamos alguns dos mais comuns e que são mais encontrados em lojas de produtos naturais. Veja a lista abaixo:

  • Alecrim
  • Bergamota
  • Lavanda
  • Eucalipto
  • Citronela
  • Cravo folhas
  • Lavandin
  • Cedro da virgínia
  • Lemongrass
  • Anis estrelado
  • Limão tahiti
  • Laranja doce
  • Tangerina
  • Limão siciliano
  • Copaíba
  • Grapefruit
  • Gerânio
  • Patchouli
  • Melaleuca (tea tree)
  • Laranja sanguínea
  • Palmarosa
  • Sândalo
  • Capim limão

Conforme entendemos anteriormente, estas não são todas as opções existentes. Mas são algumas boas opções para começar a entender mais sobre este produto e como ele pode ajudar o seu corpo e a sua vida de várias formas.

Pesquise, leia, se aprofunde e seja um amplo conhecedor de óleos essenciais. Não queira ter apenas um conhecimento geral sobre todos. Seja especialista e busque afunilar bastante o seu estudo sobre cada uma das alternativas da lista. Assim, você começará com o pé direito no entendimento destes produtos incríveis.

Continue lendo para entender como usar corretamente os óleos essenciais.

Como usar óleo essencial corretamente

O primeiro passo para você começar a usar óleos essenciais, é entender sobre o óleo que vai usar. Você precisa ter um conhecimento amplo sobre seus benefícios e malefícios. Afinal, trata-se de um produto altamente concentrado que é capaz de fazer o seu corpo reagir de muitas formas diferentes.

O segundo passo é justamente tomar cuidado com a questão da concentração do produto. Ele vem em um frasquinho de 10ml e isto pode parecer pouco, mas é realmente muito. Jamais use o óleo essencial diretamente na pele ou em formas de ingestão. Você pode passar mal e contrair vários problemas por causa disso.

A maneira mais correta de utilizar óleos essenciais é através de um produto veículo. Este produto veículo pode ser um óleo vegetal ou algum outro produto cosmético, como shampoos. Em resumo, você precisa de um produto para usar o óleo essencial, de modo que ele se misture e se crie, a partir dali, uma mistura natural e orgânica.

Outra forma de usar os óleos essenciais, é através de aromatizadores ou difusores de aromas no ambiente. Neste caso, usar uma gotinha de OE (óleo essencial) por metro quadrado é mais do que suficiente para colher os bons resultados que os aromas deste produto podem trazer.

Dica: o óleo essencial de lavanda é fantástico para ter melhores noites de sono. O cheiro da lavanda faz o ambiente ficar mais calmo, sereno e tranquilo. E o seu sono terá mais qualidade do ponto de vista ambiental. 

O que é aromaterapia e o que isso tem a ver com óleos essenciais?

Aromaterapia nada mais é do que a terapia por aromas, bem como o nome sugere. Ou seja, é um tipo de terapia que é feita a partir da aromatização do ambiente, de forma que você possa colher os resultados do tratamento simplesmente a partir dos cheiros.

É claro que este processo não acontece no curto prazo e você precisa de um acompanhamento profissional. Simplesmente sair cheirando óleos essenciais não vai ajudar da maneira como você gostaria. Mas fazer isso de forma planejada, pensada e combinando aromas, certamente vai fazer bem para seu corpo e mente.

Procure um profissional de aromaterapia e saiba mais sobre o assunto. Inclusive, recomendamos que você sempre busque este profissional para manusear óleos essenciais, de modo que você os OEs corretamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é uma gráfica online e quais suas vantagens?

Contar com uma gráfica online é uma excelente opção para solucionar materiais impressos de maneira ágil, simples e de altíssima qualidade, afinal, todo o processo acontece de maneira virtual e com acompanhamento pelo cliente. Continue lendo para entender mais sobre o que é, como funciona e quais as suas vantagens! Gráfica online: como funciona? Usar a internet como meio para compra e venda é uma realidade que vêm se fortalecendo com o passar dos anos, já que com os avanços da tecnologia se tornou possível oferecer serviços, produtos e atendimento virtualmente, facilitando o acesso e acelerando o processo para o consumidor. A gráfica online oferece, através de plataformas virtuais, a possibilidade de apresentar e vender seus produtos online, com atendimento e suporte de excelente qualidade para que o cliente possa orçar, solicitar, avaliar e aprovar materiais antes de finalizar o pedido, assim garantindo cada detalhe. Além de facilitar o acesso, as gráficas online costumam atender clie

O processo antitruste do Google visa a privacidade do Chrome

  'O Google está tentando esconder suas verdadeiras intenções por trás de um pretexto de privacidade', dizem os promotores Vigilantes antitruste estaduais estão visando os planos do Google de eliminar os cookies de rastreamento de terceiros, com base em um grande processo aberto no ano passado. O grupo de 15 procuradores-gerais, liderado pelo Texas, atualizou sua reclamação sobre o Google ontem para incluir um caso mais detalhado contra o gigante das buscas, incluindo novas alegações sobre o uso estratégico do Google do navegador Chrome. Em particular, a nova reclamação tem como objetivo as recentes atualizações de privacidade do Chrome, que poderiam proteger melhor os dados pessoais dos usuários, ao mesmo tempo que consolidam a posição do Google no mercado. Veja também: Lançou o novo Whatsapp GB 2021 Apresentada em dezembro , a queixa do Texas é um dos três processos antitruste em andamento contra o Google. Naquele mesmo mês, o procurador-geral do Colorado liderou um grupo ale

Quais são os cuidados ao fazer cartão de crédito pela Internet?

A modernização e avanço da tecnologia atingiram até mesmo o mercado financeiro. Hoje é possível não apenas realizar transações financeiras online, mas também fazer como fazer cartão de crédito pela internet . Essa é uma possibilidade que se deve, em muito, à multiplicação das fintechs (financeiras digitais), mas não apenas a isso. Os tradicionais bancos também ofertam, hoje, cartões online. Entretanto, é preciso cuidado, eis que isso também abre brechas para golpes. Para ajudar você a dar continuidade à sua vida financeira de modo seguro, sem abrir mão de ter um cartão de crédito e solicitá-lo online, separamos algumas dicas. Com elas, há garantia de sua proteção e bom uso dos seus dados. Fazer cartão de crédito pela internet é uma opção que requer cuidados Existem diversos cartões de crédito cuja solicitação é online que são excelentes. Isso se refere tanto aos de bancos tradicionais quanto aos de fintechs, com contas digitais e ausência de agências bancárias. Contudo, também existem