Pular para o conteúdo principal

Conheça as principais áreas da odontologia para atuar

instrumentos da odontologia

A odontologia é a área da saúde que cuida da boca e estruturas anexas. De fato, nas últimas décadas, a odontologia ganhou uma importância enorme com a grande valorização da estética.

Hoje, é impensável um ator de novela ou um cantor não ter os dentes bonitos, alinhados e branquinhos! E com a popularização de redes sociais, como o Instagram, baseadas exclusivamente em fotos, a valorização do sorriso ganhou ainda mais importância. 

Portanto, a odontologia passou a ser uma área que não cuida somente da saúde dos dentes, mas de todo aspecto estético facial. Assim, uma nova área surgiu dentro da odontologia denominada harmonização facial, que inclui a aplicação de botox e preenchimentos. Incrível, não é mesmo? Mas, afinal, quais são as principais áreas da odontologia para atuar? Vamos saber mais sobre esse assunto. Confira! 

  • Áreas da odontologia 

Após a graduação em odontologia, o odontólogo poderá escolher diferentes áreas de atuação. São as chamadas especialidades. Geralmente, cada uma delas demanda que o aluno faça uma especialização, que pode durar 2 anos e assim, após o término desse curso, ele é considerado especialista naquela área.  Vamos falar das principais áreas de atuação ou especialidades da odontologia. . 

  • 1. Implantodontia 

Área na qual o profissional é responsável pela colocação cirúrgica de implantes orais. Os implantes são como se fossem parafusos, que são colocados no osso e sobre eles, são colocadas próteses ou repostos dentes perdidos com coroas. 

  • 2. Prótese

Nessa área, o especialista faz o planejamento e a colocação de próteses dentárias. Existem vários tipos de prótese, desde as dentaduras, como também as próteses unitárias fixas, que repõem um único só dente. 

3. Ortodontia 

O alinhamento dos dentes, por meio da colocação de aparelhos fixos ou removíveis é responsabilidade do ortodontista. Atualmente, há várias opções no mercado de aparelhos, desde os tradicionais, com brackets de metal, passando por brackets mais estéticos, de cerâmica ou até aparelhos removíveis praticamente invisíveis. O tratamento de hoje também é mais curto do que era antigamente, devido à evolução das técnicas. 

4. Cirurgia 

Na cirurgia oral, o profissional especialista não remove somente dentes com indicação cirúrgica. Há também cirurgias de lesões na boca, como tumores ou câncer. Existe uma área, denominada cirurgia bucomaxilo facial, na qual o especialista atua em hospitais e faz cirurgias em centros cirúrgicos. Porém, a especialização em cirurgia bucomaxilo facial e traumatologia é geralmente realizada com cursos que envolvem estágios hospitalares também. 

5. Endodontia 

Quem já passou por um tratamento de canal, certamente procurou um endodontista. De fato, esse profissional é responsável pelo tratamento da parte interna dos dentes, a polpa. Um dente precisará de tratamento de canal quando a cárie atinge a polpa ou um dente sofre uma fratura, que envolve a polpa dentária. 

6. Periodontia 

O que mantém o dente fixo na cavidade bucal é o sistema periodontal. E é justamente o sistema periodontal que é o foco do periodontista. Esse profissional faz raspagem para remover o tártaro e cuida de gengivites, por exemplo. Também faz cirurgias na região periodontal, quando necessário. 

7. Dentística 

Área que cuida das restaurações e parte estética dentária. Tem interesse em clareamento? Ou trocar uma restauração antiga por uma mais estética? Então, é um profissional da área de Dentística que vai te atender. 

8. Odontopediatria 

As crianças também necessitam de cuidados odontológicos. O odontopediatra é o profissional especializado no atendimento de crianças. Geralmente, o consultório do odontopediatra é colorido, tem bastante itens voltados para as crianças, para que o atendimento seja voltado a elas. 

9. Patologia bucal 

O cirurgião-dentista especialista em patologia bucal analisa lâminas de lesões bucais. Para pacientes que se submeteram a uma biópsia de alguma lesão na boca, a análise desse profissional é essencial. Em geral, esses profissionais são contratados por laboratórios de patologia, para os quais as lesões são encaminhadas. 

10. Estomatologia

Essa é uma área na qual o profissional faz o diagnóstico clínico de lesões. Além disso, esse profissional geralmente realiza a biópsia, que é a retirada cirúrgica da lesão e a manda para o laboratório de patologia. 

11. Harmonização orofacial 

Conforme citamos no início do texto, a área de harmonização orofacial surgiu e cresceu nos últimos anos. Essa é a área na qual o cirurgião-dentista faz aplicação de toxina botulínica, o popular botox, em determinadas regiões do rosto. 

Para as indicações, além de minimizar rugas de expressão, o botox ajuda a aliviar tensões musculares, sobretudo em pacientes com problemas mastigatórios e que sofrem com dores de cabeça, por exemplo. Além disso, o dentista também pode fazer preenchimento no lábio, deixando o perfil e aspecto estético daquele paciente bastante bonito. 

Onde o cirurgião-dentista pode atuar? 

Agora que você já viu como há diversas especialidades, onde essas especialidades podem ser exercidas? 

De fato, o cirurgião-dentista pode atuar em clínicas e consultórios particulares. Algumas especialidades demandam uma parte de atendimento hospitalar, como é o caso dos bucomaxilos, que também podem atuar em forma de plantão e serem chamados, em casos de acidentes envolvendo a face.  

Por último, o dentista também pode prestar concursos e atender em unidades básicas de saúde como clínico geral ou especialista, no caso de periodontia e endodontia, por exemplo. Assim, é possível ver que há muitas e diferentes áreas de atuação para quem tem interesse na odontologia. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é uma gráfica online e quais suas vantagens?

Contar com uma gráfica online é uma excelente opção para solucionar materiais impressos de maneira ágil, simples e de altíssima qualidade, afinal, todo o processo acontece de maneira virtual e com acompanhamento pelo cliente. Continue lendo para entender mais sobre o que é, como funciona e quais as suas vantagens! Gráfica online: como funciona? Usar a internet como meio para compra e venda é uma realidade que vêm se fortalecendo com o passar dos anos, já que com os avanços da tecnologia se tornou possível oferecer serviços, produtos e atendimento virtualmente, facilitando o acesso e acelerando o processo para o consumidor. A gráfica online oferece, através de plataformas virtuais, a possibilidade de apresentar e vender seus produtos online, com atendimento e suporte de excelente qualidade para que o cliente possa orçar, solicitar, avaliar e aprovar materiais antes de finalizar o pedido, assim garantindo cada detalhe. Além de facilitar o acesso, as gráficas online costumam atender clie

O processo antitruste do Google visa a privacidade do Chrome

  'O Google está tentando esconder suas verdadeiras intenções por trás de um pretexto de privacidade', dizem os promotores Vigilantes antitruste estaduais estão visando os planos do Google de eliminar os cookies de rastreamento de terceiros, com base em um grande processo aberto no ano passado. O grupo de 15 procuradores-gerais, liderado pelo Texas, atualizou sua reclamação sobre o Google ontem para incluir um caso mais detalhado contra o gigante das buscas, incluindo novas alegações sobre o uso estratégico do Google do navegador Chrome. Em particular, a nova reclamação tem como objetivo as recentes atualizações de privacidade do Chrome, que poderiam proteger melhor os dados pessoais dos usuários, ao mesmo tempo que consolidam a posição do Google no mercado. Veja também: Lançou o novo Whatsapp GB 2021 Apresentada em dezembro , a queixa do Texas é um dos três processos antitruste em andamento contra o Google. Naquele mesmo mês, o procurador-geral do Colorado liderou um grupo ale

Saudepress

Empreendedorismo social: porquê precisamos falar disso no enfrentamento .  Tema será abordado em palestra gratuita na programação do  Espaço Conceito Banco do Brasil RJ; Especialista em Negócios de Impacto, Sustentabilidade, Educação Executiva, Maria Flávia Bastos aponta como o setor pode contribuir para minimizar as desigualdades socioeconômicas. Especialista em educação executiva e  sustentabilidade, Maria Flávia Bastos comanda a palestra  Desafios do Empreendedorismo Social durante a Pandemia , em 31/03, às 17h, com transmissão pelo youtube.com/bancodobrasil. Convidada da programação de março do Espaço Conceito Banco do Brasil RJ, ela aprofundará o tema, mostrando como o setor traz soluções de desenvolvimento sustentável com potencial para superar os desafios deste novo tempo. Quer se manter atualizado sobre as últimas notícias da Pandemia do novo Coronavírus e notícias de primeira mão sobre saúde e bem estar? Então conheça o site  Saudepress .  Você encontra tudo sobre   Medicina a