Pular para o conteúdo principal

Conheça as principais áreas da odontologia para atuar

instrumentos da odontologia

A odontologia é a área da saúde que cuida da boca e estruturas anexas. De fato, nas últimas décadas, a odontologia ganhou uma importância enorme com a grande valorização da estética.

Hoje, é impensável um ator de novela ou um cantor não ter os dentes bonitos, alinhados e branquinhos! E com a popularização de redes sociais, como o Instagram, baseadas exclusivamente em fotos, a valorização do sorriso ganhou ainda mais importância. 

Portanto, a odontologia passou a ser uma área que não cuida somente da saúde dos dentes, mas de todo aspecto estético facial. Assim, uma nova área surgiu dentro da odontologia denominada harmonização facial, que inclui a aplicação de botox e preenchimentos. Incrível, não é mesmo? Mas, afinal, quais são as principais áreas da odontologia para atuar? Vamos saber mais sobre esse assunto. Confira! 

  • Áreas da odontologia 

Após a graduação em odontologia, o odontólogo poderá escolher diferentes áreas de atuação. São as chamadas especialidades. Geralmente, cada uma delas demanda que o aluno faça uma especialização, que pode durar 2 anos e assim, após o término desse curso, ele é considerado especialista naquela área.  Vamos falar das principais áreas de atuação ou especialidades da odontologia. . 

  • 1. Implantodontia 

Área na qual o profissional é responsável pela colocação cirúrgica de implantes orais. Os implantes são como se fossem parafusos, que são colocados no osso e sobre eles, são colocadas próteses ou repostos dentes perdidos com coroas. 

  • 2. Prótese

Nessa área, o especialista faz o planejamento e a colocação de próteses dentárias. Existem vários tipos de prótese, desde as dentaduras, como também as próteses unitárias fixas, que repõem um único só dente. 

3. Ortodontia 

O alinhamento dos dentes, por meio da colocação de aparelhos fixos ou removíveis é responsabilidade do ortodontista. Atualmente, há várias opções no mercado de aparelhos, desde os tradicionais, com brackets de metal, passando por brackets mais estéticos, de cerâmica ou até aparelhos removíveis praticamente invisíveis. O tratamento de hoje também é mais curto do que era antigamente, devido à evolução das técnicas. 

4. Cirurgia 

Na cirurgia oral, o profissional especialista não remove somente dentes com indicação cirúrgica. Há também cirurgias de lesões na boca, como tumores ou câncer. Existe uma área, denominada cirurgia bucomaxilo facial, na qual o especialista atua em hospitais e faz cirurgias em centros cirúrgicos. Porém, a especialização em cirurgia bucomaxilo facial e traumatologia é geralmente realizada com cursos que envolvem estágios hospitalares também. 

5. Endodontia 

Quem já passou por um tratamento de canal, certamente procurou um endodontista. De fato, esse profissional é responsável pelo tratamento da parte interna dos dentes, a polpa. Um dente precisará de tratamento de canal quando a cárie atinge a polpa ou um dente sofre uma fratura, que envolve a polpa dentária. 

6. Periodontia 

O que mantém o dente fixo na cavidade bucal é o sistema periodontal. E é justamente o sistema periodontal que é o foco do periodontista. Esse profissional faz raspagem para remover o tártaro e cuida de gengivites, por exemplo. Também faz cirurgias na região periodontal, quando necessário. 

7. Dentística 

Área que cuida das restaurações e parte estética dentária. Tem interesse em clareamento? Ou trocar uma restauração antiga por uma mais estética? Então, é um profissional da área de Dentística que vai te atender. 

8. Odontopediatria 

As crianças também necessitam de cuidados odontológicos. O odontopediatra é o profissional especializado no atendimento de crianças. Geralmente, o consultório do odontopediatra é colorido, tem bastante itens voltados para as crianças, para que o atendimento seja voltado a elas. 

9. Patologia bucal 

O cirurgião-dentista especialista em patologia bucal analisa lâminas de lesões bucais. Para pacientes que se submeteram a uma biópsia de alguma lesão na boca, a análise desse profissional é essencial. Em geral, esses profissionais são contratados por laboratórios de patologia, para os quais as lesões são encaminhadas. 

10. Estomatologia

Essa é uma área na qual o profissional faz o diagnóstico clínico de lesões. Além disso, esse profissional geralmente realiza a biópsia, que é a retirada cirúrgica da lesão e a manda para o laboratório de patologia. 

11. Harmonização orofacial 

Conforme citamos no início do texto, a área de harmonização orofacial surgiu e cresceu nos últimos anos. Essa é a área na qual o cirurgião-dentista faz aplicação de toxina botulínica, o popular botox, em determinadas regiões do rosto. 

Para as indicações, além de minimizar rugas de expressão, o botox ajuda a aliviar tensões musculares, sobretudo em pacientes com problemas mastigatórios e que sofrem com dores de cabeça, por exemplo. Além disso, o dentista também pode fazer preenchimento no lábio, deixando o perfil e aspecto estético daquele paciente bastante bonito. 

Onde o cirurgião-dentista pode atuar? 

Agora que você já viu como há diversas especialidades, onde essas especialidades podem ser exercidas? 

De fato, o cirurgião-dentista pode atuar em clínicas e consultórios particulares. Algumas especialidades demandam uma parte de atendimento hospitalar, como é o caso dos bucomaxilos, que também podem atuar em forma de plantão e serem chamados, em casos de acidentes envolvendo a face.  

Por último, o dentista também pode prestar concursos e atender em unidades básicas de saúde como clínico geral ou especialista, no caso de periodontia e endodontia, por exemplo. Assim, é possível ver que há muitas e diferentes áreas de atuação para quem tem interesse na odontologia. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entendendo o universo tecnológico das pessoas com deficiência visual

Muitas pessoas ainda estranham ao perceberem um portador de deficiência visual curtir, comentar e realizar publicações nas redes sociais, ouvirem músicas nas plataformas digitais e trabalhem como influenciadores digitais. Isso é a tecnologia trabalhando em favor da humanidade e contribuindo com a isenção das pessoas na sociedade virtual. Nesta matéria vamos entender um pouco sobre esse universo. Acontece que para a surpresa de muitos, existe uma ferramenta valiosa nos Smartphones chamada TalkBack, capaz de descrever todo o conteúdo exposto na tela do aparelho, tornando a vida virtual do portador de baixa visão ou cego total acessível. Essa ferramenta e outras são indispensáveis, embora necessitem de aprimoramento. É como se os dedos dos usuários fossem os seus olhos, ele vai deslizando a tela do dispositivo enquanto uma voz vai entregando as informações do que está sendo visto, ou melhor, clicado. E com detalhe, por exemplo, em uma foto publicada nas redes sociais, a voz indica qua

Melhores estratégias para jogar Coin Master

Coin Master é um jogo viciante porque te desafia a ganhar dos seus amigos conectados ao seu Facebook. Por isso vamos te ensinar aqui as melhores estratégias para jogar Coin Master e superar todos os seus melhores amigos. Todo o jogo é baseado nos giros, em inglês "spin" como se fosse um caça nível. É à partir da sua estratégia nos giros que você vai se desenvolver mais rápido ou mais devagar no jogo. Se você ainda não se cadastrou, faça o download aqui e continue lendo. Melhor estratégia estatística nos giros do Coin Master Logo no começo o jog não permite você dobrar, triplicar as suas apostas a cada giro, continue jogando que essa função é liberada quando você atinge uma determinada fase. Comece sempre girando com a aposta x1 e quando você girar algumas vezes e não sair nada de bom, como o ataque ou a invasão, comece a aumentar a cada jogada o valor da aposta. Então jogue no primeiro, segundo e terceiro giro x1. Não saiu ataque nem invasão, comece a aumentar a cada giro o

Vantagens de aplicar SEO marketing em sua empresa

O SEO marketing na prática é a otimização do conteúdo de uma página, para obter tráfego direcionado para um site a partir das classificações orgânicas de um mecanismo de pesquisa.    As tarefas comuns associadas ao SEO incluem na criação de conteúdo, SEO onpage, construção de autoridade e experiência do usuário.   Em outras palavras: SEO  significa  Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) que tem tudo a ver em melhorar a classificação de um site de forma orgânica (não paga) nos resultados de pesquisa.    Principais benefícios de se investir em SEO marketing digital:   Experiência do usuário   Existe muitas maneiras e da estratégia de SEO levar o usuário a ter uma melhor experiência, como:   Mais cliques;  mais leads;  recall da marca; taxas de conversão mais altas.    Essas experiências são o que os sites de mecanismo de pesquisa procuram, fazendo assim com que a classificação de pesquisa do seu site melhore e a experiência do cliente também.   Isso inclui